terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Centro Ciência Viva do Alviela

Localizado na fronteira entre a Estremadura e o Ribatejo, na freguesia da Louriceira (concelho de Alcanena), este Centro Ciência Viva está inserido no Complexo das Nascentes do Alviela, um espaço de lazer com parque de campismo, parque de merendas, restaurante e parque infantil.


Este centro foi inaugurado a 15 de dezembro de 2007 pelo presidente da república, Cavaco Silva, e pelo ministro da ciência, tecnologia e ensino superior, José Mariano Gago, e está a responsabilidade do município de Alcanena.





No interior do Centro encontram-se algumas actividades interactivas como:


-Geódromo: Os visitantes tem o prazer de fazer uma viagem pelas origens da nascente do rio Alviela, passando pelas profundezas do Maciço Calcário Estremenho e 175 milhões de anos, época em que manadas de dinossáurios percorriam a Serra de Aire.


-Climatógrafo: Os têm uma visão tridimensional dos 180 Km² que integram a bacia de alimentaçaõ da nascente do Alviela, assistindo à passagem das estações do ano e as diferenças que estas imprimem numa das maiores reservas de água subterrâneas do país.


-Quiroptário: É composto por módulos interactivos que permitem aos visitantes colocarem-se "na pele" de um morcego: ficar pendorado pelos pés, guiar-se pelo eco, comer durante a noite metade do seu peso em alimentos ou voar com asas de morcego.